terça-feira, 4 de junho de 2013

Mulheres ocupam profissões antes e dominadas pelos homens





A presença de mulheres em profissões, antes ocupadas apenas por homens, é uma conquista sem volta. Eu acho importante que a mulher busque sempre novas experiências. Está comprovado através de pesquisas que somos mais estudiosas e nos preocupamos mais com a independência financeira do que os homens. Fico feliz em ver a quantidade de mulheres em cargos importantes e profissões consideradas de risco.
As mulheres ainda ganham 36,1% menos que os homens na região metropolitana de Belo Horizonte de acordo com a última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Fundação João Pinheiro e Dieese, mas estão avançando no mercado de trabalho e equilibrando essa balança estatística.
Por todos os cantos da cidade, as mulheres exercem profissões antes consideradas masculinas, e chamam atenção da população pela competência profissional e serenidade, única das mulheres. E temos um diferencial: nos preocupamos com a beleza, com a organização, com a limpeza de todos os espaços em que ocupamos, além ser sermos  corajosas, firmes e educadas
Apesar do preconceito resistente no mercado, já estão circulando na cidade 579 mulheres taxistas e 53 motoristas de ônibus, além de executivas de grandes empresas e comandantes de avião, policiais, carteiras, pedreiras, governadoras, juízas, frentistas, profissionais da construção civil,  condutoras de veículos pesados e ministras, promotoras, presidentas ou caminhoneiras. A mulher está provando seu valor, mas não quer competir com os homens. Quer é ser cada vez mais parceira, mais apaixonada, mas companheira. Mas mostrando que tem competência, que pode ser útil, que é capaz de realizar grandes projetos, muitas vezes ate melhor que os homens. E ganhando seu próprio dinheiro para comprar o que quiser, ir onde quiser, viver como quiser. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário