sábado, 8 de março de 2014

História do Dia 08 de Março - Dia Internacional da Mulher



Há 155 anos atrás, no dia 08 de março de 1857, operárias em Nova Iorque, ocuparam a fábrica de tecidos em que trabalhavam e fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. O que elas pediam era pra lá de justo. Elas reivindicavam redução na carga diária de trabalho para dez horas. As fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário. Elas também reivindicavam equiparação de salários com os homens. Elas recebiam menos de um terço do salário dos homens para executar o mesmo trabalho. Ah...e elas também exigiam tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.Pois a manifestação foi reprimida com grande violência. Imaginem que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato bárbaro e desumano. O fato gerou grande comoção na época, mas apenas em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres na Dinamarca é que foi decidido que o 8 de março passaria a ser reconhecido como o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica  mas apenas em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.


O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

É claro que não dispensamos os mimos, as flores, os elogios, os parabéns, afinal, quem não gosta de um agrado? Mas quando a data foi criada, não se pretendia apenas comemorar. A ideia era conscientizar. Na maioria dos países, passaram a acontecer conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar acabar com o preconceito e com a desvalorização da mulher. Tudo bem que avançamos, mas ainda sofremos em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas ainda falta muito para que consigamos uma equiparação real com os homens. Uma data deve ser citada como marco na história da mulher brasileira é o dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

E já que criaram esse dia para nós, vamos aproveitar para mentalizar coisas positivas, vamos nos esforçar para sermos cada vez melhores no que fazemos,  trabalhando em sintonia, interdependentes,  mas cada vez menos dependentes dos homens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário