quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval é Curtição e Cultura


Cada um curte de um jeito. Quem gosta de participar,fica com a famosa perna “doce” de tanto pular e sambar. Há quem goste de participar, de desfilar, outros preferem apenas apreciar e tem também aqueles que preferem descansar.
Mas o carnaval é muito mais que isso. Carnaval é cultura.

Embora seja considerado o melhor e o maior do mundo, o carnaval não surgiu no Brasil. Ele é bem mais antigo do que muita gente pensa.
Pelo que se sabe, há aproximadamente em dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita.

No Egito Antigo rolavam grandes carnavais para homenagear a Deusa Isis.

A Grécia Antiga também tinha seu carnaval. As festas eram um culto a Dionísio, deus do vinho e dos prazeres da carne, em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.  Conforme as plantações de parreiras se espalhavam pelas ilhas gregas, mais gente celebrava esse novo deus. Os deus das colheitas, era representado como uma figura humana, só que de chifres, barbas e pés de bode.

Já em Roma, em homenagem ao deus Saturno, se comemoravam as Saturnais. Essas festas eram tão importantes que tribunais e escolas fechavam as portas durante o evento. Escravos eram alforriados, as pessoas saíam às ruas para dançar, a euforia era geral. Na abertura dessas festas, “carros alegóricos” em formato de navios saíam na "avenida", com homens e mulheres nus, que nem os desfiles de hoje. Estes eram chamados os carrumnavalis. Foi dai que surgiu expressão carnevale, hoje carnaval.

Em Portugal o carnaval era conhecido como entrudo. Nessa festa as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma.

Pois é. Mas o carnaval chegou ao Brasil é filho do entrudo. Chegou por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles pelas ruas, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias. Daí surgiram personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo, que foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

No final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Já no século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Anos mais tarde, a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir começaram a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo e começaram os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Em muitas cidades as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo das marchinhas, do frevo e do maracatu. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos da região. No interior de Minas o carnaval também é fortíssimo, com muita alegria.
Por tudo isso, o carnaval do Brasil é considerado o melhor e mais variado do mundo.

Mas... e você? Onde vai passar seu carnaval? Vai cair na folia ou descansar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário